O artigo foca na formação e profissionalização docente no Brasil. Traça-se um breve panorama acerca da Formação de Professores, e a sua relação com a Profissionalização docente, buscando relacionar os imbricamentos destas dimensões no processo educativo, demarcando as principais reivindicações dos docentes e as questões ainda impostas ao estatuto da profissão. Baseou-se na revisão bibliográfica de autores como Veiga (2005) e Nóvoa (1997) que apontam para a reestruturação do trabalho docente.
Caminhos da formação e profissionalização docente no Brasil: desafios e perspectivas na contemporaneidade
Sobre o documento
- Autor(es): Cabral, Rita Cassia | Coelho, Wilma de Nazaré Baía | Kimura, Patrícia Rodrigues de Oliveira | Nascimento, Ivany Pinto
- Local de publicação: Santa Cruz do Sul
- Instituição(ões) relacionada(s): Departamento de Educação - UNISC (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2547/2040
- Data de Acesso à Fonte: 16/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 15 páginas
- Edição: Volume 20; Número 1
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição