Artigo

Potencial analítico e emancipatório da Teoria Crítica da Sociedade no Campo da Educação: políticas curriculares e seleção do conhecimento

RESUMO

Desenvolve, a partir dos autores frankfurtianos e da Teoria Crítica, uma discussão acerca dos conceitos de trabalho, ciência, tecnologia e cultura, a partir de documentos oficiais que visam orientar a organização curricular da educação técnica de Nível Médio. Esses conceitos estão presentes na realidade, são históricos, têm seus significados recontextualizados, apropriados ou descartados conforme interesses específicos. Por isso, faz-se necessário o esforço de analisar seus significados.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 06/2011
  • Autor(es): Colontonio, Eloise Medice | Silva, Monica Ribeiro da
  • Local de publicação: Campo Grande
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1413-0963
  • Fonte: http://www.intermeio.ufms.br/ojs/index.php/intermeio/article/view/2
  • Data de Acesso à Fonte: 24/11/2011
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 16 páginas
  • Edição: Volume 17; Número 33
  • Tipo Licença: Exige atribuição e não permite uso comercial