O artigo avalia fatores de risco para disfonia em professores , associando-os com a presença de alteração vocal. Notou-se que os indivíduos do sexo masculino tiveram menos alteração vocal. As professoras que lecionavam para o ensino fundamental II e médio tiveram menos chance de apresentar alteração da frequência fundamental da voz do que aquelas que lecionavam para o ensino fundamental. Concluiu-se que as professoras do sexo feminino, por lecionar para o ensino primário apresentam maiores distúrbios da voz.
Avaliação dos fatores de risco para distúrbios de voz em professores e análise acústica vocal como instrumento de avaliação epidemiológica
Sobre o documento
- Data de publicação: 08/2013
- Autor(es): Ambrosano, Glaúcia Maria Bovi | Cortellazz, Karine Laura | Mialhe, Fábio Luiz | Pereira, Antonio Carlos | Pizolato, Raquel Aparecida | Rehder, Maria Inês Beltrati Cornacchioni
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Brasileira de Motricidade Orofacial (Editora)
- Identificadores: ISSN 1982-0216
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/rcefac/v15n4/24.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 08/10/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 10 páginas
- Edição: Volume 15; Número 4
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição