Artigo

Atribuições causais e nível educativo familiar na compreensão do desempenho escolar em alunos portugueses

RESUMO

O artigo analisou o contributo específico do nível educativo familiar e das atribuições causais para rendimento escolar dos alunos na explicação do seu desempenho nas disciplinas de língua portuguesa e de matemática numa amostra de 2.082 alunos do ensino público de 11 escolas de Portugal. A análise permitiu associar 34,5% da variância no rendimento em língua portuguesa e em matemática no Ensino Básico, assim como 21,3% no Ensino Secundário, às dimensões atribucionais e ao nível educativo familiar.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 04/2012
  • Autor(es): Abreu, Sofia A. | Almeida, António R. | Almeida, Leandro S. | Boruchovitch, Evely | Miranda, Lúcia C.
  • Local de publicação: Itatiba
  • Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2175-3563
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/pusf/v17n1/a02v17n1.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 18/09/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 09 páginas
  • Edição: Volume 17; Número 1