Foram observados grupos de alunos de Ensino Médio desafiados a realizar uma atividade de pesquisa em física. O objetivo foi distinguir o engajamento colaborativo de outras formas de participação em grupo. A partir de gravações em áudio e baseados nos dados obtidos, conclui-se que a participação dos alunos depende de aspectos intrínsecos da dinâmica dos grupos de aprendizagem. A colaboração e objetividade, necessárias para que o grupo funcione bem, dependem de uma interferência externa ao grupo.
Atividades de investigação escolar: análise psicanalítica do engajamento em pequenos grupos
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2010
- Autor(es): Julio, Josimeire Meneses | Silva, Arnaldo de Moura Vaz da
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
- Identificadores: ISSN 1980-5314
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n141/v40n141a13.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 21/07/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 201 páginas
- Edição: Volume 40; Número 141
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição