O ENEM passou por uma reformulação em 2009, modificando seus objetivos: de uma autoavaliação de competências para uma avaliação que possibilita o acesso às universidades. Neste trabalho reflete-se sobre as questões de física da prova do ENEM 2009, 2010 e 2011, posteriores à mudança. Analisa-se também o desempenho dos alunos, revelando os processos de aprendizagem da disciplina e indicando que quando se exige a utilização de raciocínios matemáticos apresenta-se um desempenho mais fraco.
As questões de física e o desempenho dos estudantes no Enem
Sobre o documento
- Data de publicação: 03/2014
- Autor(es): Barroso, Marta Feijó | Gonçalves Junior, Wanderley Paulo
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Sociedade Brasileira de Física (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/rbef/v36n1/17.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 03/10/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 16 páginas
- Edição: Volume 36; Número 1
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição