Artigo

As diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e a educação infantil na produção científica brasileira

Resumo

O artigo examina a presença das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na educação infantil, através de uma análise de teses e dissertações brasileiras de 2004 a 2021. Os resultados confirmam a invisibilidade da educação infantil na produção acadêmica e a fragilidade na formação docente e falta de vontade política como principais obstáculos à implementação da lei.


Sobre o documento

  • Título original: As diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e a educação infantil na produção científica brasileira
  • Data de publicação: 2025
  • Autor(es): Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa
  • Local de publicação: Aracaju
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal do Sergipe (Autora)
  • Identificadores: ISSN 2358-1425
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v18i37.21354
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 16 páginas
  • Edição: Volume 18; Número 37 (Revista Tempos e Espaços em Educação)
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição