Artigo

As avaliações externas e em larga escala na formação inicial de professores no Brasil: que espaço elas ocupam?

Resumo

As avaliações externas e em larga escala estão presentes na educação brasileira e têm gerado debates. Este estudo investigou o espaço dessas avaliações em cursos de licenciatura no Brasil. Foram analisados conteúdos na disciplina de avaliação de cursos em diferentes regiões. A formação de professores aborda poucas avaliações externas, especialmente as internacionais, o que pode resultar em docentes despolitizados e incapazes de compreender as dinâmicas das avaliações.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2024
  • Autor(es): Miranda, Nonato Assis de
  • Local de publicação: Curitiba
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal do Paraná (Autora)
  • Identificadores: ISSN 1984-0411
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/1984-0411.93728
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 19 páginas
  • Edição: Volume 40
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição