O objetivo deste dossiê é aproximar o Brasil das descobertas desta abundante pesquisa internacional, uma vez que a liderança educacional como campo de investigação ainda é incipiente no país . De fato, uma análise comparativa entre diferentes países da América Latina, entre eles o Brasil, mostrou que a temática aparece somente como um tema secundário em estudos acerca das reformas na educação ocorridas desde a década de 1990. Nesses estudos a descentralização educacional e a democratização da gestão escolar são os temas de maior relevância. Também é possível encontrar um conjunto de investigação mais atual centrado rincipalmente na formação, recrutamento e práticas de diretores escolares em âmbito nacional, mas que não consideram os elementos do campo teórico e prático da liderança escolar ou mesmo da melhoria educacional.
Apresentação Dossiê “Liderança Educacional”
Sobre o documento
- Data de publicação: 2019
- Autor(es): Weinstein, José | Louzano, Paula Baptista Jorge | Muñoz, Gonzalo
- Local de publicação: São Carlos
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal de São Carlos (Editora)
- Identificadores: ISSN 1982-7199
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3182/780
- Data de Acesso à Fonte: 05/02/2021
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 6 páginas