A alfabetização funcional compreende o mínimo de conhecimento em leitura, escrita e processamento de informação numérica para um sujeito social funcionar em sociedade. Existe uma relação entre o aumento da escolarização e os níveis de alfabetismo. Este artigo analisa as relações entre as habilidades testadas pelo Inaf e as habilidades testadas na Prova Brasil. Constatou-se que todas as habilidades testadas no Inaf estão contidas na Prova Brasil. A pesquisa utilizou análise bibliográfica e pesquisa documental.
Análise das matrizes do Inaf e da Prova Brasil: um olhar a partir do alfabetismo funcional
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Ressineti, Telma Renata | Costa, Áurea de Carvalho
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Jaboticabal (Autora) | Instituto de Biociências, Rio Claro, SP, Brasil (Autora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/S0104-40362025003304756
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 24 páginas
- Edição: Volume 33; Número 127
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial