Artigo

Análise das matrizes do Inaf e da Prova Brasil: um olhar a partir do alfabetismo funcional

Resumo

A alfabetização funcional compreende o mínimo de conhecimento em leitura, escrita e processamento de informação numérica para um sujeito social funcionar em sociedade. Existe uma relação entre o aumento da escolarização e os níveis de alfabetismo. Este artigo analisa as relações entre as habilidades testadas pelo Inaf e as habilidades testadas na Prova Brasil. Constatou-se que todas as habilidades testadas no Inaf estão contidas na Prova Brasil. A pesquisa utilizou análise bibliográfica e pesquisa documental.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2025
  • Autor(es): Ressineti, Telma Renata | Costa, Áurea de Carvalho
  • Local de publicação: Rio de Janeiro
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Jaboticabal (Autora) | Instituto de Biociências, Rio Claro, SP, Brasil (Autora)
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/S0104-40362025003304756
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 24 páginas
  • Edição: Volume 33; Número 127
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial