Artigo

Indisciplina e violência na escola e o processo de ensino-aprendizagem: algumas considerações a partir da organização do trabalho pedagógico

RESUMO

A indisciplina e a violência na escola se constituem como realidades que desafiam a organização do trabalho pedagógico por promoverem exclusão educacional. A prática pedagógica, docente e discente, torna-se fundamental para pensar como se dão a indisciplina e a violência na escola. Nesse sentido, busca-se, no presente trabalho, articular a concepção de organização do trabalho pedagógico e a questão da aprendizagem em contraponto a esses fenômenos.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 29/10/2009
  • Autor(es): Parra, Silvia
  • Local de publicação: Brasil
  • Instituição(ões) relacionada(s): Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Autora)
  • Identificadores: ISSN 2176-1396
  • Fonte: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2208_2142.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 16/02/2017
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 14 páginas
ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.