Este texto apresenta uma discussão sobre o processo de patologização dos problemas enfrentados pela escola. Isto é, o ato de se encarar e explicar os problemas sob a ótica da doença. Segundo as autoras, as explicações para o fracasso escolar têm sido procuradas também em outras áreas da saúde, como na psicologia e na fonoaudiologia, além da medicina. Elas discutem duas pretensas "doenças" que, apesar de muito difundidas na escola, não apresentam nenhuma comprovação científica de sua relação com o não-aprendizado: a desnutrição e os distúrbios de aprendizagem.
A transformação do espaço pedagógico em espaço clínico - A patologização da educação
Sobre o documento
- Data de publicação: 1994
- Autor(es): Collares, Cecília Azevedo Lima | Moysés, Maria Aparecida Affonso
- Local de publicação: Brasil
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação para o Desenvolvimento da Educação (Autora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_23_p025-031_c.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 22/12/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 07 páginas