O trabalho apresenta e analisa a produção de conhecimento sobre a relação família-escola e Educação Especial, destacando importância da família no processo de ensino e aprendizagem, especialmente na inclusão escolar. Analisa-se como essa relação se dá e é percebida pelas instituições. A pesquisa abrange o período de 1980 a 2021 e demonstra uma concentração de estudos em programas de pós-graduação nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, com foco em deficiência. Conclui-se que muitos estudos discutem amplamente essa relação, mas não exploram criticamente as diferentes posições sociais das famílias e suas influências na escolarização.
A relação família-escola e a Educação Especial: alguns apontamentos
Sobre o documento
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Souza, Sirleine Brandão de
- Local de publicação: Curitiba
- Instituição(ões) relacionada(s): Educar Em Revista (Editora)
- Identificadores: ISSN 1984-0411
- Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/1984-0411.96110
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 17 páginas
- Edição: Volume 41 (Educar em Revista)
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição