Artigo

A Relação entre a Qualidade da Gestão Municipal e o Desempenho Educacional no Brasil

RESUMO

Artigo examina se a qualidade da gestão municipal é um dos fatores que influenciam o desempenho da educação básica no Brasil. Para aferir a qualidade das gestões foi reconstruído um índice de qualidade da gestão pública (IQIM) para os anos de 2009 e 2012. Os resultados revelam que existe uma correlação positiva entre os indicadores da qualidade da administração local e o Ideb dos municípios, mesmo controlando por efeitos fixos municipais e gastos em educação.

SOBRE O DOCUMENTO

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.