Nos últimos anos, disseminaram-se no Brasil políticas de avaliação educacional. Os estados exerceram especial protagonismo nesse processo. No Brasil, ocorreram dois movimentos: inicialmente, do governo federal, com avaliações bianuais, amostrais e diagnósticas; posteriormente, avaliações descentralizadas, estaduais, anuais e ligadas à gestão de suas redes. O trabalho analisa a associação entre a implantação de sistemas estaduais de avaliação e o desenvolvimento da proficiência média entre os alunos.
A qualidade da educação e a disseminação de sistemas de avaliação.
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2014
- Autor(es): Neubert, Luiz Flávio | Tavares Júnior, Fernando
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
- Identificadores: ISSN 1984-932X
- Fonte: Abre em uma nova guia http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2867/2848
- Data de Acesso à Fonte: 07/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 27 páginas
- Edição: Volume 25; Número 59
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição