Neste artigo, objetivou-se analisar práticas de resistência que alunos/as desenvolvem contra os efeitos das relações de poder vigentes em uma escola pública. Nesta perspectiva, tanto as relações de poder quanto as práticas de resistência são produtivas e têm um potencial de criação e transformação. Desse modo, compreendeu-se o contexto escolar além dos dispositivos de controle e normalização, ou seja, a escola constitui-se como um espaço privilegiado de práticas de liberdade.
Práticas de resistência de alunos em uma escola pública: uma outra possiblidade de ver a indisciplina e a ‘defasagem’ de aprendizagem
Sobre o documento
- Data de publicação: 2019
- Autor(es): Tedeschi, Sirley Lizott | Pavan, Ruth
- Local de publicação: Maringá
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Estadual de Maringá (Editora)
- Identificadores: ISSN 2178-5201
- Fonte: Abre em uma nova guia https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/43853/pdf
- Data de Acesso à Fonte: 10/07/2022
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 13 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição