Artigo

A performatividade nas políticas de currículo: o caso do Enem

RESUMO

Este artigo articula os efeitos da globalização com as políticas de currículo e de avaliação. Defende-se, com base em Stephen Ball, a compreensão das políticas de currículo como produção de sentidos e significados para as decisões curriculares em um ciclo contínuo de produção de políticas. Entendemos que uma das dimensões dessas políticas de currículo é a produção de uma cultura da performatividade, expressa, entre outras ações, pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 04/2010
  • Autor(es): Lopes, Alice Ribeiro Casimiro | López, Silvia Braña
  • Local de publicação: Belo Horizonte
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da UFMG (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1982-6621
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n1/05.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 21/07/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 22 páginas
  • Edição: Volume 26; Número 1
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição