Este artigo articula os efeitos da globalização com as políticas de currículo e de avaliação. Defende-se, com base em Stephen Ball, a compreensão das políticas de currículo como produção de sentidos e significados para as decisões curriculares em um ciclo contínuo de produção de políticas. Entendemos que uma das dimensões dessas políticas de currículo é a produção de uma cultura da performatividade, expressa, entre outras ações, pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
A performatividade nas políticas de currículo: o caso do Enem
Sobre o documento
- Data de publicação: 04/2010
- Autor(es): Lopes, Alice Ribeiro Casimiro | López, Silvia Braña
- Local de publicação: Belo Horizonte
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da UFMG (Editora)
- Identificadores: ISSN 1982-6621
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n1/05.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 21/07/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 22 páginas
- Edição: Volume 26; Número 1
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição