Neste artigo, aborda-se a construção do protagonismo juvenil no âmbito da reforma do Ensino Médio, discutindo resultados parciais de pesquisa mais ampla, os quais focalizaram cinco escolas em dois estados brasileiros. Objetivou-se verificar como as escolas interagiam com as diretrizes oficiais que propõem a participação efetiva de alunos e dos pais na dinâmica escolar e quais são as mediações que articulam os microprocessos institucionais às orientações políticas e sociais mais abrangentes.
Micropolítica escolar e estratégias para o desenvolvimento do protagonismo juvenil
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 04/2006
- Autor(es): Zibas, Dagmar Maria Leopoldi | Ferretti, Celso João | Tartuce, Gisela Lobo Baptista Pereira
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
- Identificadores: ISSN 1980-5314
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/cp/a/Bv9qVvWppc6RkS9g5k8jgNb/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 03/06/2022
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 35 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial