Artigo

Micropolítica escolar e estratégias para o desenvolvimento do protagonismo juvenil

Resumo

Neste artigo, aborda-se a construção do protagonismo juvenil no âmbito da reforma do Ensino Médio, discutindo resultados parciais de pesquisa mais ampla, os quais focalizaram cinco escolas em dois estados brasileiros. Objetivou-se verificar como as escolas interagiam com as diretrizes oficiais que propõem a participação efetiva de alunos e dos pais na dinâmica escolar e quais são as mediações que articulam os microprocessos institucionais às orientações políticas e sociais mais abrangentes. 


Sobre o documento

  • Data de publicação: 04/2006
  • Autor(es): Zibas, Dagmar Maria Leopoldi | Ferretti, Celso João | Tartuce, Gisela Lobo Baptista Pereira
  • Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1980-5314
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/cp/a/Bv9qVvWppc6RkS9g5k8jgNb/?format=pdf&lang=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 03/06/2022
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 35 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial