Artigo

A meritocracia na gestão escolar como pilar do financiamento educacional no estado do Pará

Resumo

O artigo analisa a meritocracia como pilar do financiamento educacional na gestão escolar no estado do Pará. No ano de 2023, o governo lançou edital de certificação, com a finalidade de credenciar profissionais para atuar como gestores, cujos aprovados comporão um Banco de Gestores Escolares para as funções de Diretor e Vice-Diretor, sob a condição de profissionais aferidos nas competências técnico-pedagógicas e administrativas assumirem a gestão das escolas estaduais e municipais. Por meio da pesquisa bibliográfico-documental, identificou-se que o financiamento da educação, na modalidade complementar Valor Aluno Ano Resultado (VAAR), constitui-se como imposição estatal para materializar a formação de gestores de acordo com prescrições mercantis, de modo que o profissional habilitado poderá posteriormente gerenciar os diferentes programas de formação dos alunos, adotando uma perspectiva de mercado, isto é, fomentando que seja flexível, individualista, competitivo e responsável pelo seu próprio sucesso, em consonância com a defesa de uma falaciosa meritocracia.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2025
  • Local de publicação: Porto Alegre
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2236-5907
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://dx.doi.org/10.22491/2236-5907137164
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 14 páginas
  • Edição: Volume 15; Número 4
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição