Artigo

Melhoria da gestão escolar através do uso de técnicas de mineração de dados educacionais: um estudo de caso em escolas municipais de Maceió

Resumo

Neste artigo, objetivou-se utilizar uma ferramenta de mineração de dados, para analisar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das escolas públicas do município de Maceió, visando auxiliar no processo decisório dos gestores educacionais pela adoção de medidas de melhoria da gestão escolar. Os resultados indicam que diversos fatores influenciam o desempenho do aluno, tais como: a escolaridade dos pais do aluno, o incentivo aos estudos e o compromisso do docente.
 

Sobre o documento

  • Data de publicação: 07/2019
  • Autor(es): Júnior, Olival de Gusmão Freitas | Rodrigues, Wanderson Rubian Martins | Barbirato, João Carlos Cordeiro | Costa, Evandro de Barros
  • Local de publicação: Porto Alegre
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1679-1916
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95796/53843
  • Data de Acesso à Fonte: 18/06/2022
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 10 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual