Este artigo reúne os resultados de uma investigação na base de dados do Segundo Estudo Regional Comparativo e Explicativo (SERCE) da UNESCO. Objetiva-se determinar como os diretores escolares na América Latina distribuem o tempo no desempenho de suas funções, identificar quais características do diretor e da escola afetam essa distribuição e determinar sua incidência no desempenho escolar dos alunos. Os resultados apontam para o fato de que apenas 57,7% dos gestores da região se dedicam em tempo integral à escola e que 80% dessa dedicação corresponde a tarefas gerenciais e 20% ao ensino direto.
La distribución del tiempo de los directores de escuelas de Educación Primaria en América Latina y su incidencia en el desempeño de los estudiantes
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Título original: A distribuição do tempo de diretores de escolas primárias na América Latina e seu impacto no desempenho dos alunos
- Data de publicação: 10/2013
- Autor(es): Murillo Torrecilla, Francisco Javier | Carrasco, Marcela Román
- Local de publicação: Espanha
- Instituição(ões) relacionada(s): Ministerio de Educación y Formación Profesional – Espanha (Editora)
- Identificadores: ISSN 1988-592X
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.educacionyfp.gob.es/dctm/revista-de-educacion/articulosre361/re36106.pdf?documentId=0901e72b8162f02f
- Data de Acesso à Fonte: 26/03/2022
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 30 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados