Artigo

La distribución del tiempo de los directores de escuelas de Educación Primaria en América Latina y su incidencia en el desempeño de los estudiantes

Resumo

Este artigo reúne os resultados de uma investigação na base de dados do Segundo Estudo Regional Comparativo e Explicativo (SERCE) da UNESCO. Objetiva-se determinar como os diretores escolares na América Latina distribuem o tempo no desempenho de suas funções, identificar quais características do diretor e da escola afetam essa distribuição e determinar sua incidência no desempenho escolar dos alunos. Os resultados apontam para o fato de que apenas 57,7% dos gestores da região se dedicam em tempo integral à escola e que 80% dessa dedicação corresponde a tarefas gerenciais e 20% ao ensino direto.

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.


Sobre o documento

  • Título original: A distribuição do tempo de diretores de escolas primárias na América Latina e seu impacto no desempenho dos alunos
  • Data de publicação: 10/2013
  • Autor(es): Murillo Torrecilla, Francisco Javier | Carrasco, Marcela Román
  • Local de publicação: Espanha
  • Instituição(ões) relacionada(s): Ministerio de Educación y Formación Profesional – Espanha (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1988-592X
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.educacionyfp.gob.es/dctm/revista-de-educacion/articulosre361/re36106.pdf?documentId=0901e72b8162f02f
  • Data de Acesso à Fonte: 26/03/2022
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 30 páginas
  • Tipo Licença: Todos os direitos reservados