O trabalho se refere a uma investigação da própria prática, num contexto de aulas de matemática, com utilização de tarefas exploratório-investigativas. A análise centra-se em episódios (áudios gravados) que focalizaram a mediação/intervenção da professora-pesquisadora, em contextos de trabalho dos alunos. Destaca-se a importância do “outro” para o desencadeamento de processos reflexivos. Também analisa-se a justaposição de papéis de professora e de pesquisadora no contexto da sala de aula.
A investigação da própria prática: mobilização e apropriação de saberes profissionais em matemática
Sobre o documento
- Data de publicação: 08/2009
- Autor(es): Lima, Cláudia Neves do Monte Freitas de | Nacarato, Adair Mendes
- Local de publicação: Belo Horizonte
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da UFMG (Editora)
- Identificadores: ISSN 1982-6621
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/edur/v25n2/11.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 28/07/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 25 páginas
- Edição: Volume 25; Número 2