Dissertação

A invenção cotidiana do aluno: relações de poder, experiências escolares e possibilidades de existência

Resumo

O trabalho discute dois aspectos da “invenção” do aluno: a) a invenção do aluno como algo não acabado e definitivo, produzida diariamente no cotidiano escolar; b) a associação da invenção do aluno não ao poder possuído pela escola, mas às relações de poder exercidas em seu interior. Inspira-se na concepção de relações de poder do francês Michel Foucault para explorar algumas das possibilidades e efeitos das relações de poder estabelecidas no interior da escola em termos de uma invenção cotidiana do aluno.

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.


Sobre o documento