Tese

A formação docente na contemporaneidade: do sintoma à possibilidade

RESUMO

Esta pesquisa buscou identificar uma experiência no campo da formação de professores que carregasse indicativos de ruptura com o modelo estabelecido de formação por um especialista. Encontrou-se, no projeto desenvolvido por um grupo de professores, indícios de uma ruptura a esse modelo. A pesquisa está fundamentada a partir de estudiosos do campo da formação docente, como Antônio Nóvoa, Maurice Tardif e Philippe Perrenoud. De forma a indagar o ideário predominante de formação docente, buscou-se o aporte teórico na psicanálise, a partir de autores como Sigmund Freud, Jacques Lacan e Rinaldo Voltolini. O desenvolvimento deste estudo pautou-se na metodologia etnográfica. Concluiu-se que o projeto elaborado por esses professores levou ao engajamento desses profissionais com sua formação, de modo a se responsabilizarem como sujeitos de saber para o ato educativo.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2018
  • Autor(es): Alves, Carmen Lúcia Rodrigues
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - USP (Editora)
  • Fonte: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02052019-162057/pt-br.php
  • Data de Acesso à Fonte: 19/10/2020
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Tese
  • Tamanho: 209 páginas
  • Tipo Licença: Todos os direitos reservados
ATENÇÃO

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