Tese

A formação do professor de educação física no Brasil: avanços e retrocessos

Resumo

O que é a formação do professor de Educação Física? Mais do que conteúdos curriculares, essa tese defende que é necessário olhar a economia capitalista e seu movimento geral para que se possa melhor compreender a formação do professor de Educação Física. Para o autor, há dois pólos que atuam para essa formação: uma identificada com a economia capitalista e outra que busca a formação humana emancipatória. Nesse sentido, o autor busca na legislação, nas diretrizes e na produção do conhecimento sobre "formação do professor de Educação Física" os nexos que evidenciam avanços e retrocessos desses dois pólos sociais. A análise permite o autor identificar atores como Banco mundial, FMI e OMC que operam limites quanto à produção do saber na área que visem a formação humana e sua relação com as políticas públicas, quanto a propostas de formação acadêmica questionáveis, na lógica de mercado como influência para a formação do professor, na mídia, entre outras. Já os avanços são identificados no campo dos conflitos e confrontos frente as demandas supracitadas.

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.


Sobre o documento