Este artigo se baseia em minha dissertação de mestrado, na qual o objetivo foi compreender a trajetória de vida de uma professora negra que tem o trabalho reconhecido da rede municipal de educação de Juiz de Fora por valorizar o ensino étnico-racial. Utilizei-me da pesquisa narrativa para acompanhar a prática pedagógica da professora e sua trajetória. A pesquisa se apoiou na Antropologia do Imaginário, que busca o equilíbrio entre razão e emoção. Nesse sentido, o imaginário busca a compreensão de um segundo sentido das imagens. No decorrer da pesquisa, pude perceber nas narrativas iniciais da professora a valorização do elemento-ponte, que na perspectiva do imaginário faz a ligação dos contrários e é dessa forma que a professora realiza o seu trabalho. Faz uma ponte para que a cultura negra chegue até sua sala de aula. Ela embasa o seu trabalho em histórias de seus antepassados e no saber materno recebido. No entanto, algumas falhas em relação ao seu planejamento nos apontam a falta da formação acadêmica inicial e continuada para um aprimoramento do seu trabalho.
A Experiência Escolar nas Narrativas de Identidade Étnico-Racial: Estudo Retrospectivo de uma Professora Negra do Município de Juiz de Fora, MG
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2016
- Autor(es): Talma, Andressa Lima
- Local de publicação: Minas Gerais
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal de Juiz de Fora ()
- Identificadores: ISSN 2447-5246
- Fonte: Abre em uma nova guia https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/19879
- Data de Acesso à Fonte: 16/03/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 24 páginas