O artigo reflete sobre as relações com a escola de famílias moradoras de territórios de alta vulnerabilidade social. Examina práticas educativas de um grupo de mães, caracterizado por realizar investimentos na escolarização dos filhos, mesmo que expostas a grandes riscos sociais. Concluiu-se que as mães empreendem esforços, entre outros, para a escolha do estabelecimento de ensino, o acompanhamento da rotina escolar e do dever de casa e o controle das interações sociais dos filhos com o território.
A escola e famílias de territórios metropolitanos de alta vulnerabilidade social: práticas educativas de mães "protagonistas"
Sobre o documento
- Data de publicação: 03/2014
- Autor(es): Alves, Luciana | Batista, Antônio Augusto Gomes | Carvalho-Silva, Hamilton Harley de
- Local de publicação: Porto Alegre
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Editora)
- Identificadores: ISSN 1809-449X
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v19n56/v19n56a07.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 03/10/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 19 páginas
- Edição: Volume 19; Número 56
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição