Neste artigo, é realizada uma revisão atual da pesquisa sobre como a liderança educacional é um fator primordial na melhoria dos resultados. A literatura sobre eficácia e melhoria escolar destacou o papel desempenhado pela gestão na organização de boas práticas pedagógicas nas escolas e no aumento dos resultados da aprendizagem. Tanto na Espanha quanto no Chile, a administração teve pouca capacidade de influenciar a melhoria das práticas de ensino; no entanto, as novas orientações de pesquisa e políticas educacionais potencializam a liderança pedagógica.
El liderazgo educativo y su papel en la mejora: una revisión actual de sus posibilidades y limitaciones
Resumo
Sobre o documento
- Título original: Liderança educacional e seu papel na melhoria: uma revisão atual de suas possibilidades e limitações
- Data de publicação: 12/2010
- Autor(es): Bolívar, Antonio
- Local de publicação: Chile
- Instituição(ões) relacionada(s): Escuela de Psicología - Facultad de Filosofía e Educación Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (Editora)
- Identificadores: ISSN 0718-6924
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.psicoperspectivas.cl/index.php/psicoperspectivas/article/viewFile/112/109
- Data de Acesso à Fonte: 25/03/2022
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 25 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-ND - Atribuição/NãoComercial/SemDerivações