Neste artigo, discutiu-se como a liderança do diretor escolar constitui um dos fatores centrais para garantir um ambiente educacional adequado ao processo de ensino-aprendizagem. Avaliou-se o potencial efeito das políticas de seleção de diretores sobre a percepção do corpo docente em relação à liderança e ao clima escolar. Os fatores foram criados a partir das respostas aos questionários de contexto aplicados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2013 e de 2015.
Efeito das políticas de provimento ao cargo de diretor na gestão escolar
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 08/2021
- Autor(es): Assis, Bruno Sendra de | Marconi, Nelson
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Getulio Vargas (Editora)
- Identificadores: ISSN 1982-3134
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/rap/a/L75ZHgWjkBhkjCgM4f7sGyc/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 20/08/2022
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 42 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição