O artigo discute as atuais transformações nos sistemas educacionais pelo mundo. Foca-se na UE e na OCDE, onde as transformações implicam uma tripla "economização" da política educacional. As instituições educacionais estão implementando uma nova lógica de produção. Daí emerge o problema da legitimação das decisões políticas, combinando três fatores: democrático, "expertocrático" e ético-profissional. O artigo discute as consequências da mudança no equilíbrio dos três fatores no caso da Alemanha.
A educação na "Constelação pós-nacional": o enfraquecimento da legitimação e do controle democrático, "expertocrático" e ético-profissional
Sobre o documento
- Data de publicação: 04/2010
- Autor(es): Radtke, Frank-Olaf
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da USP (Editora)
- Identificadores: ISSN 1517-9702
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/ep/v36nspe/v36nspea05.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 13/10/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 10 páginas
- Edição: Volume 36; Número Especial
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição