O livro é resultado da análise de 82 livros de Comunicação e Expressão de Ensino Fundamental, com o objetivo de identificar estereótipos e preconceitos em textos e ilustrações. A autora chama atenção para a representação da população negra nesse tipo de livro, normalmente retratada como segmento minoritário e presente em papéis e funções estigmatizadas na sociedade. Ainda defende que o papel do professor, deve ser o de usar o livro de forma crítica, corrigindo os estereótipos na relação pedagógica professor aluno.
A discriminação do negro no livro didático
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2019
- Autor(es): Silva, Ana Célia da
- Local de publicação: Salvador
- Instituição(ões) relacionada(s): Editora da Universidade Federal da Bahia (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.edufba.ufba.br/2019/08/a-discriminacao-do-negro-no-livro-didatico-3a-edicao/
- Data de Acesso à Fonte: 18/03/2022
- Suporte: Texto
- Tipologia: Livro
- Tamanho: 117 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados