Abordam-se as relações entre poder e saber na escola buscando compreender como se processam e de que forma se manifestam no currículo escolar. Faz-se um resgate teórico baseado nas concepções de poder de acordo com Foucault e Nietzsche, analisando a dinâmica dessas relações na escola, por meio de uma leitura desconstrutora da história da instituição escolar. Questionam-se os sistemas de pensamento das escolas e discute-se a reconstrução de relações democráticas, descentradas e híbridas de currículo.
A dinâmica do poder no cotidiano escolar
Sobre o documento
- Data de publicação: 2012
- Autor(es): Colling, Ana Maria | Fontoura, Ana Rita Kraemer da
- Local de publicação: Brasil
- Instituição(ões) relacionada(s): Departamento de Educação - UNISC (Editora)
- Identificadores: ISSN 1982 - 9949
- Fonte: Abre em uma nova guia https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2223/2050
- Data de Acesso à Fonte: 17/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 17 páginas
- Edição: Volume 20; Número 1
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição