A presente pesquisa e tese de doutorado investigou a construção da Base Nacional Comum Curricular - BNCC para o Ensino Fundamental. Através da abordagem do ciclo de políticas (BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994) analisa, no contexto de influência, como atuaram os principais agentes e agências envolvidos na construção da BNCC; no contexto da produção de texto analisa o impacto que tiveram fundações privadas, organismos internacionais e avaliações em larga escala na definição de conhecimentos escolares, assim como as disputas epistemológicas específicas das diferentes áreas do conhecimento.
A construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental e sua relação com os conhecimentos escolares
Sobre o documento
- Data de publicação: 2019
- Autor(es): Silva, Tiago Cortinaz da
- Local de publicação: Porto Alegre
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://lume.ufrgs.br/handle/10183/202032
- Data de Acesso à Fonte: 02/04/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Tese
- Tamanho: 115 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual