Produzir sobre a Escola Nova no Brasil é tarefa árdua devido à amplitude de estudos sobre o período. André Paulilo propõe novos caminhos, destacando os aspectos administrativos de 1927–1938. Analisando as trajetórias de Azevedo, Lourenço Filho, Teixeira e Almeida Jr., Paulilo revela as estratégias administrativas e os desafios enfrentados pelos reformadores educacionais, ao comparar Rio de Janeiro e São Paulo. O autor ratifica a importância das estratégias editoriais e do envolvimento em publicações para afirmar influência política e ideológica, oferecendo importantes reflexões sobre a implementação da Escola Nova.
A conquista da escola: a escola nova entre o manifesto e as práticas administrativas
Sobre o documento
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Silveira, Matheus Henrique da
- Local de publicação: Campinas
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Estadual de Campinas (Autora) | Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - UFRGS (Editora)
- Identificadores: ISSN 2236-3459
- Fonte: Abre em uma nova guia http://seer.ufrgs.br/asphe
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 6 páginas
- Edição: Volume 29
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição