Neste trabalho, discutiu-se as tensões vivenciadas por formadoras (professoras experientes) ao atuarem como mentoras on-line de professoras iniciantes dos primeiros anos do ensino fundamental, abordando aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência. Considerou-se: configuração da identidade de mentoras como sendo a de formadoras; construção de uma base específica de conhecimento; desenvolvimento de atividades on-line do programa; domínio de conhecimentos específicos; experiência prévia como formadoras.
Comunidade de aprendizagem profissional: tensões nos processos de desenvolvimento profissional de mentoras
Sobre o documento
- Data de publicação: 04/2016
- Autor(es): Reali, Aline de Medeiros Rodrigues | Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli | Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
- Local de publicação: Porto Alegre
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - PUC - RS (Editora)
- Identificadores: ISSN 1981-2582
- Fonte: Abre em uma nova guia https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/14500/14583
- Data de Acesso à Fonte: 08/08/2022
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 12 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição