Artigo

Comunidade de aprendizagem profissional: tensões nos processos de desenvolvimento profissional de mentoras

Resumo

Neste trabalho, discutiu-se as tensões vivenciadas por formadoras (professoras experientes) ao atuarem como mentoras on-line de professoras iniciantes dos primeiros anos do ensino fundamental, abordando aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência. Considerou-se: configuração da identidade de mentoras como sendo a de formadoras; construção de uma base específica de conhecimento; desenvolvimento de atividades on-line do programa; domínio de conhecimentos específicos; experiência prévia como formadoras.

 

Sobre o documento

  • Data de publicação: 04/2016
  • Autor(es): Reali, Aline de Medeiros Rodrigues | Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli | Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
  • Local de publicação: Porto Alegre
  • Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - PUC - RS (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1981-2582
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/14500/14583
  • Data de Acesso à Fonte: 08/08/2022
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 12 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição