Este artigo discute a reforma do ensino médio, com destaque para a produção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo é mostrar que, por trás de um discurso apresentado como "novo”, as propostas da reforma e de sua BNCC compõem um velho discurso e reiteram finalidades sufocadas pelas disputas em torno dos sentidos e finalidades que envolvem esta etapa da educação básica nos últimos 20 anos. Dentre as conclusões, se evidencia que a centralidade conferida à noção de competências no documento recupera o discurso presente nos textos de políticas curriculares do final da década de 90 e reintroduz os limites já identificados em pesquisas anteriores, dentre eles, o de que tal abordagem mostra-se limitada por seu caráter pragmático e a-histórico.
A BNCC da reforma do Ensino Médio: o resgate de um empoeirado discurso
Sobre o documento
- Data de publicação: 2018
- Autor(es): Silva, Mônica Ribeiro da
- Local de publicação: Belo Horizonte
- Instituição(ões) relacionada(s): Educação em Revista (Editora)
- Identificadores: ISSN 1982-6621
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100301&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 31/03/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 15 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição