O artigo, baseado na análise da Política Nacional de Alfabetização (2019-2022), busca compreender a concepção de alfabetização de crianças surdas nas propostas do governo Bolsonaro. Utilizando a abordagem documental e uma perspectiva histórico-cultural, conclui que há uma contradição nos discursos oficiais, pois ao mesmo tempo que defendem a educação bilíngue, adotam o paradigma fônico para a alfabetização de crianças surdas, método central nas políticas do governo analisado.
A alfabetização de surdos na Política Nacional de Alfabetização (2019-2022)
Sobre o documento
- Título original: A alfabetização de surdos na Política Nacional de Alfabetização (2019-2022)
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Rodrigues, Ednalva Gutierrez | Gontijo, Cláudia Maria Mendes | Gutierrez, Ericler Oliveira
- Local de publicação: Curitiba
- Instituição(ões) relacionada(s): Educar Em Revista (Editora)
- Identificadores: ISSN 1984-0411
- Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/1984-0411.92552
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 17 páginas
- Edição: Volume 41 (Educar em Revista)
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição