Neste artigo, apresentou-se a trajetória das práticas de ensino efetivas e do funcionamento do processo interativo ensino-aprendizagem da pesquisadora-autora, a partir da observação de uma sequência de aulas. Identificou-se as necessidades de formação tanto dos professores quanto dos demais profissionais da educação. Depois, a partir desse diagnóstico, ferramentas de formação foram concebidas para ajudar na análise das práticas e contribuir para a melhora da qualidade dos sistemas educativos.
A observação das práticas de ensino efetivas em sala de aula: pesquisa e formação
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2017
- Autor(es): Altet, Marguerite
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
- Identificadores: ISSN 1980-5314
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/cp/a/Kw9Wt8FzG8NtDmcy9sYvDcQ/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 09/07/2022
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 28 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição