Artigo

Avaliação: contexto, história e perspectivas

RESUMO

Discutem os contextos nos quais avaliações externas de desempenho escolar assentaram suas bases no Brasil. Há um déficit na área da educação quanto à formação sobre avaliação educacional. Apresentam-se as primeiras pesquisas avaliativas e os modelos sucessivos de avaliação de redes de ensino adotados no país, e levantam-se problemas dessas avaliações como implementadas. É necessário pensar mais em contribuições educacionais efetivas, diversificando os modelos adotados nos estados e municípios.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2014
  • Autor(es): Gatti, Bernardete Angelina
  • Local de publicação: Guarulhos
  • Instituição(ões) relacionada(s): Departamento de Educação - UNIFESP (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2317-7853
  • Fonte: http://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/202/76
  • Data de Acesso à Fonte: 11/10/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 19 páginas
  • Edição: Volume 2; Número 1
ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.