Artigo

Atividades de investigação escolar: análise psicanalítica do engajamento em pequenos grupos

RESUMO

Foram observados grupos de alunos de Ensino Médio desafiados a realizar uma atividade de pesquisa em física. O objetivo foi distinguir o engajamento colaborativo de outras formas de participação em grupo. A partir de gravações em áudio e baseados nos dados obtidos, conclui-se que a participação dos alunos depende de aspectos intrínsecos da dinâmica dos grupos de aprendizagem. A colaboração e objetividade, necessárias para que o grupo funcione bem, dependem de uma interferência externa ao grupo.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 12/2010
  • Autor(es): Julio, Josimeire Meneses | Silva, Arnaldo de Moura Vaz da
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1980-5314
  • Fonte: http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n141/v40n141a13.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 21/07/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 201 páginas
  • Edição: Volume 40; Número 141
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição