Dissertação

Os artefatos visuais e suas pedagogias: reflexões sobre o ensino de arte na escola

RESUMO

O objetivo do trabalho é discutir as contribuições dos estudos culturais e da cultura visual para o estudo de artefatos visuais. Foram identificados oito aproximações entre as vertentes teóricas. Tendo em vista a velocidade com que os artefatos visuais são divulgados e as pedagogias que eles realizam, consideramos necessário o desenvolvimento da criticidade de professores/as nos processos de formação continuada, bem como dos/as estudantes a respeito das imagens que os/as cercam e os/as constituem.

SOBRE O DOCUMENTO

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.