Artigo

Educação e transformação social hoje: alguns desafios político-pedagógicos

RESUMO

Discute as possibilidades e os limites atuais de uma pedagogia transformadora. O exercício de síntese é norteado pela crise das utopias e pela reconfiguração dos tempos e dos lugares de ensinar e aprender, questionando o papel clássico da escola. Dentre os desafios destacam-se a necessidade de ouvir as vozes de dissenso; o empenho por transformar os espaços educativos em ethos de humanização; e assumir a pluralidade de tempos como oportunidade de expandir a visão e abrir espaço às experiências.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2009
  • Autor(es): Streck, Danilo Romeu
  • Local de publicação: Lisboa
  • Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudo de Intervenção em Educação e Formação (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1645-7250
  • Fonte: http://www.scielo.mec.pt/pdf/rle/n13/13a06.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 05/10/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 12 páginas
  • Edição: Número 13
ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.