O artigo avalia como as circunstâncias sociais influenciam o desempenho dos alunos no ENEM. Utiliza duas estruturas teóricas. Adota-se uma abordagem não paramétrica assumindo a independência entre circunstâncias e esforço e busca-se mensurar o viés da omissão do esforço e do talento individual. Há um forte diferencial no esforço empregado entre os tipos para obter um bom desempenho no ENEM. Constatou-se que o efeito indireto da educação da mãe é 2,36 vezes maior do que os efeitos diretos.
Igualdade de Oportunidades: analisando o papel das circunstâncias no desempenho do ENEM
Sobre o documento
- Data de publicação: 09/2014
- Autor(es): Figueirêdo, Erik | Nogueiray, Lauro | Santanaz, Fernanda Leite
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Getulio Vargas (Editora)
- Identificadores: ISSN 0034-7140
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/rbe/v68n3/0034-7140-rbe-68-03-0373.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 08/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 20 páginas
- Edição: Volume 68; Número 3
- Tipo Licença: Exige atribuição