Artigo

Um estudo da preparação dos estudantes para debates racionais entre teorias e/ou concepções rivais numa estratégia de ensino de física inspirada em Lakatos

RESUMO

O presente estudo apresenta análises de resultados obtidos a partir de uma aplicação de estratégia no ensino formal dos conceitos de calor e temperatura em alunos do Ensino Médio. Preparou-se os estudantes para debates racionais entre concepções e/ou teorias rivais e propôs-se a Reconstrução Racional Didática (RRD), seguindo uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2008
  • Autor(es): Laburu, Carlos Eduardo | Nardi, Roberto | Silva, Osmar Henrique Moura da
  • Local de publicação: Belo Horizonte
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da UFMG (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1983-2117
  • Fonte: http://www.scielo.br/pdf/epec/v10n2/1983-2117-epec-10-02-00201.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 28/07/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 16 páginas
  • Edição: Volume 10; Número 2
ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.