Artigo

Da (contra)normatividade do cotidiano escolar: problematizando discursos sobre a indisciplina discente

RESUMO

O artigo destaca a proliferação discursiva contemporânea em torno das condutas do alunado tidas como indisciplinadas, situando-a, em diálogo com a conceituação foucaultiana, em um quadro institucional atravessado por demandas multiformes de governamento dos sujeitos escolares. Para tanto, o texto oferece uma configuração da produção acadêmica sobre a temática disciplinar e apresenta os resultados de ocorrências disciplinares do Ensino Médio de uma escola pública.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 08/2011
  • Autor(es): Aquino, Júlio Roberto Groppa
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1980-5314
  • Fonte: http://www.scielo.br/pdf/cp/v41n143/a07v41n143.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 25/09/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 29 páginas
  • Edição: Volume 41; Número 143
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial