Artigo

Igualdade, desigualdade e diferenças: o que é uma escola justa?

RESUMO

O artigo reflete sobre a circularidade do debate sobre a violência, a reprodução das desigualdades e o desrespeito às diferenças no cotidiano escolar. O texto apresenta os resultados das percepções sobre o justo/injusto coletadas entre alunas(os) do curso de pedagogia e Ensino Médio, além de professores e gestores. Nota-se uma forte ênfase na percepção sobre a injustiça, tanto nos relatos sobre o mundo quanto naqueles sobre a escola. O artigo finaliza com propostas sobre o que seria uma escola justa.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 03/2013
  • Autor(es): Schilling, Flávia Inês
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da USP (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1678-4634
  • Fonte: http://www.scielo.br/pdf/ep/v39n1/v39n1a03.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 04/09/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 18 páginas
  • Edição: Volume 39; Número 1
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição