Artigo

A escola e famílias de territórios metropolitanos de alta vulnerabilidade social: práticas educativas de mães "protagonistas"

RESUMO

O artigo reflete sobre as relações com a escola de famílias moradoras de territórios de alta vulnerabilidade social. Examina práticas educativas de um grupo de mães, caracterizado por realizar investimentos na escolarização dos filhos, mesmo que expostas a grandes riscos sociais. Concluiu-se que as mães empreendem esforços, entre outros, para a escolha do estabelecimento de ensino, o acompanhamento da rotina escolar e do dever de casa e o controle das interações sociais dos filhos com o território.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 03/2014
  • Autor(es): Alves, Luciana | Batista, Antônio Augusto Gomes | Carvalho-Silva, Hamilton Harley de
  • Local de publicação: Porto Alegre
  • Instituição(ões) relacionada(s): Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1809-449X
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v19n56/v19n56a07.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 03/10/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 19 páginas
  • Edição: Volume 19; Número 56
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição