Artigo

Governança e governamentalidade: relação e relevância de dois conceitos científico-sociais proeminentes na educação comparada

RESUMO

Refuta-se a noção de uma relação volátil entre Estado e "seu" sistema educacional, enfocando-se em dois conceitos usados na análise do estudo das transformações. "Governança" se relaciona a aspectos técnicos e "Governamentalidade", termo foucautiano dedicado à geração de subjetividades. Unem-se ambas perspectivas para discutir suas implicações à educação comparada.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 04/2010
  • Autor(es): Amos, Karin
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da USP (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1678-4634
  • Fonte: http://www.scielo.br/pdf/ep/v36nspe/v36nspea03.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 13/10/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 16 páginas
  • Edição: Volume 36; Número Especial
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial