Artigo

A utilização de diagramas conceituais no ensino de física em Nível Médio: um estudo em conteúdos de ondulatória, acústica e óptica

RESUMO

O artigo trata do uso de diagramas conceituais no ensino da física, visando promover a aprendizagem significativa de conteúdos de ondulatória, acústica e óptica no Ensino Médio. A partir de uma análise qualitativa dos diagramas elaborados pelos alunos, foi possível identificar deficiências e verificar que os diagramas elaborados pelos alunos no final do semestre foram superiores em relação aos iniciais, evidenciando maior facilidade dos alunos em expor organizadamente suas ideias.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 09/2009
  • Autor(es): Martins, Renata Lacerda Caldas | Sousa, Célia Maria Soares Gomes de | Verdeaux, Maria de Fátima da Silva
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Sociedade Brasileira de Física (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1806-9126
  • Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n3/070811.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 28/07/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 12 páginas
  • Edição: Volume 31; Número 3
ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.