Artigo

Currículo, gênero e subjetividade: a produção dos (in)disciplinados na escola

RESUMO

O artigo apresenta uma análise teórica da produção dos meninos (in)disciplinados a partir do currículo e das relações de gênero na escola. Baseia-se nas noções de disciplina e subjetividade de Foucault e na perspectiva pós-estruturalista de currículo e de gênero. Mostra como a escola foi construída como uma instituição disciplinadora visando obter corpos dóceis e produtivos, o que entra em conflito com as normas de gênero que instituem a indisciplina como característica que marca o masculino.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 10/11/2012
  • Autor(es): Alves, Julia Mayra Duarte | Alves, Juliana Carla da Paz | Pizzi, Laura Cristina Vieira
  • Local de publicação: Brasil
  • Instituição(ões) relacionada(s): Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná (Autora) | Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Editora) | Universidade Estadual de Campinas (Editora) | Universidade Federal do Paraná (Editora) | Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Editora) | Universidade Tuiuti do Paraná (Editora)
  • Identificadores: ISSN 21797056
  • Fonte: http://nipp.ufsc.br/files/2013/06/Anais-do-SIN-2012.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 09/02/2017
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 18 páginas
ATENÇÃO

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